sexta-feira, agosto 26, 2005

Não julgue um livro pela capa.


Vejam o prédio acima. Bonito, não? Moderno, equipado com tudo que um edifício deveria ter. É da Procuradoria Geral da República. Custou uma fortuna aos cofres públicos. Agora, procurem na internet ou outra fonte de pesquisa a condição das escolas públicas no Brasil. Umas sem teto, a maioria com infiltração, sem luz, sem equipamento, tinta descascando, menos carteiras que alunos. Viram no noticiário a condição da UFF? Lamentável! Quer dizer, para os juizes, tem grana. Para o ensino, não.

Tenho uma teoria que é que o desenvolvimento de um povo pode ser medido por meio dos edifícios públicos que um país constrói. A relação é inversamente proporcional, ou seja, quanto mais suntuosos, menos desenvolvido é o país. Aplicando ao Brasil, vemos que estamos no fundo do poço. Nada justifica tribunais modernos, com ar condicionado central, vidros fume, espelhos de água internos, decorados com quadros bacanas, esculturas – um templo ao desperdício. Nos países desenvolvidos, os sérios, os prédios públicos são os mais discretos possíveis. Para que chamar a atenção com a fachada, quando o serviço oferecido é o que importa?

Em Washington, a maioria dos moradores não sabe onde fica o Federal Reserve, o banco central deles. É um prédio baixinho, que não chama a atenção de ninguém. Em Brasília, basta perguntar onde fica o Banco Central do Brasil e todos apontam: é aquela torre de 21 andares, com vidro preto, terraço no meio e recheado com quadros do Portinari.

Pagam mal aos professores, mas os técnicos dos tribunais ganham uma fortuna, ainda outras compensações como ajuda-créche, ajuda-terno, etc. Enfermeiros pegam horas de ônibus para chegarem aos hospitais públicos. Os juizes têm carros com ar pagos pelo erário, com motorista 24 horas.

A vida é dura para que é mole!

12 comentários:

Gorda disse...

vc pode ver meu blog e dizer oq acha?
por favor?
:)

Anônimo disse...

Com tanta riqueza por ai, onde é que está cadê nossa fração...
Deveriamos detonar essa porra, armar pelo menos umas duas mil pessoas armadas com pedras e paus e quebrar tudo! Isso me revolta!

Anônimo disse...

Nós devíamos pegar todos esses políticos e deixarem eles trabalhando uma semana nas escolas públicas e deixar as crianças estudando uma semana nos prédios deles!
Assim eles sentiriam na pele a conseqüência dos roubos deles!
A situação realmente é revoltante!
Abraço!

Anônimo disse...

É mesmo, esse pode ser um novo índice de medição de subdesenvolvimento: a suntuosidade dos prédios públicos. Pela televisão, dá pra sacar a simplicidade da moradia do primeiro-ministro da Inglaterra. Lá não tem palácio, o cara mora em uma casa normal.

Anônimo disse...

Acho que vou levar meu travesseiro para esse prédio e me mudar pra lá de uma vez... tudo bem, né? Afinal meu dinheiro foi aplicado ali!

Anônimo disse...

É por isso que pagamos impostos tão caros, pra sustentar esses marginais com mordomia, um marginal desses que coça o saco lá tira nada menos que R$ 25.000,00 Tudo sai do nosso bolso, é por isso que não sobra nada pra gente no final do mês!

Anônimo disse...

Eu quero ver o merda do roriz presidente do brasil, quero ver este pais afundar com todos juntos, população, politicos e o escambal. Dai mudo pra londres monto uma banda de Punk e fico longe dessa merda!

Eduardo Raggi disse...

Tenho uma teoria parecida com a do Andre que diz respeito ao papel-moeda: Quanto mais pobre o pais mais colorido e espalhafatoso eh o seu dinheiro. O dolar americano eh paradigma de dinheiro valioso no mundo. Inclusive a sua cor, o verde, eh reconhecida como a cor do dinheiro. Nos referimos ao dinheiro vivo como "as verdinhas", mesmo que as notas de Real sejam coloridas. Ao analizar uma nota de, digamos, Balboas panamenhos ou Sucres equatorianos, observa-se uma desnecesaria profusao de cores primarias e de baluartes historicos que pouco acrescentam ao seu valor intrincico.

As mulheres, que aderem a estetica "Perua" sao um exemplo da teoria. Dificilmente uma mulher bem nascida, educada e com seus valores etico-morais no lugar sera flagrada em trajes de perua. Ja aquelas que querem aparentar essas caracteristicas sao mais sucetiveis ao display de exagero e mau gosto.

Enfim, a ignorancia eh uma merda!

Anônimo disse...

ah! com certeza André....... carnaval, carnavl, carnaval, eu fico triste quando chega o carnaval....

Anônimo disse...

Mr andre,tá disponivel no emule uma versao ao vivo de minha renda(video),quem quiser é so pedir...
(a plebe tá de volta,aha,uhu!!!)

Anônimo disse...

Menos médicos, mais professores de Ed. Física...
Menos Advogados, mais professores...
Menos políticos, mais pedagogos...
Menos técnicos, mais merendeiras...
Menos policiais, mais artistas...
Menos burgueses, mais plebeus.

Daniel - Plebe na pele

Anônimo disse...

Gabriel eu vou querer. Meu email é: mzocratto@hotmail.com

Valeu!