quinta-feira, agosto 18, 2005

Dirija a sua vida, não um carro

Hoje, tomava café e observava o transito pela janela da cozinha. Um rio de carros passava, todos apresados para chegar ao seu destino. Daí que me dei conta, a maioria dos automóveis continha somente uma pessoa, o motorista. A rua logo ficou congestionada, dando para observar as emissões poluentes dos motores distorcer a luz do sol. Fiquei pensando, que desperdício de espaço urbano, que falta de planejamento.

Não sei qual esse poder que carros têm sobre as pessoas. Ficam possessas, cada um querendo um mais potente, mais novo, maior. Na direção, esquecem toda civilidade, xingam quando são ultrapassados, ficam ofendidas quando são cortadas e podem até matar por uma batidinha qualquer. O pedestre é visto como o inimigo, as vias públicas pertencem aos automóveis, incluindo as calçadas. O motorista é um egocêntrico, se tranca no seu mundinho de metal e vidro, se isola do resto da humanidade e ai de quem estiver no seu caminho.

Carros isolam as pessoas, quebram canais de comunicação, poluem, matam, ocupam espaços públicos, gastam gasolina, entre outras coisas negativas. Sou muito a favor de um sistema de transporte público que fosse bom, atendesse a todos, a qualquer hora, abrangente e eficiente. Se fosse governador de Brasília, nos eixinhos iram circular somente ônibus elétricos. E muitos. E confortáveis. No meio do eixão, um trem de superfície. Metrô, de Planaltina até Samambaia. Mas nunca esperem isso de nossos políticos, eles já estão capturados pela indústria automobilística e petroleira.

Não entendo como Brasília foi projetada sem levar em conta o transporte público. Nem ciclovias passaram pela cabeça do Lúcio Costa! A capital federal é, proporcionalmente, a cidade mais perigosa para ciclistas no Brasil! Morrem mais ciclista por número de habitantes aqui do que no resto do país. Um absurdo. Ainda bem que o preço do petróleo está disparando. Há sempre um ignorante atrás do volante.

terça-feira, agosto 16, 2005

Mais Gatos, Mais Sacos

Atenção! Até a BMF, Mil Gatos no Telhado estará sendo tocada na Transamérica e na Jovem Pan, em Brasília. Se a receptividade for boa, pode entrar na programação. Favor, quem ouvir, dar a opinião. A letra trata do absurdo do brasileiro sempre achar que está tudo bem, que o Brasil é o país do futuro, só que esse futuro nunca chega. Os sinais estão claros! Há mil gatos no telhado e mil ratos no sobrado. Não tenha medo de mudanças. Em fim, grande letra do Seabra, lembrando a Plebe de antigamente, sem falar diretamente, mas por meio de simbologias que o nosso ouvinte já sabe decifrar.

segunda-feira, agosto 15, 2005

Posh Spice: Linda e Burra

Quando minha filha, Alice, tinha 5 anos era a maior fã das Spice Girls. Hoje em dia ela não quer nem saber delas e morre de vergonha do passado vexaminoso (de acordo com suas próprias palavras). Eu, naquela época, elegi a Victoria Spice, também conhecida como Posh Spice, hoje Sra. Beckhan, como a mais legal. Caros leitores, peço desculpas, retiro o meu voto. Leiam a seguinte notícia que saiu no Estadão: Victoria Beckham diz que nunca leu um livro. Ela fez esta declaração a um jornalista espanhol. Explicando que prefere ler revistas e ouvir música, especialmente quando trazem seu nome na capa ou sua autobiografia.

Livros são mais poderosos que bombas! Valem muito mais que uma carreira de futebol! Mudam as pessoas mais que o rock! Que imbecil! Péssimo exemplo. A Alice tinha razão quando as abandonou e foi para o Offspring, que tem entre eles um PhD em microbiologia. Linda e burra. Linda, até envelhecer. Burra, para sempre.

O Gato Saiu do Saco!

Atenção! A Rádio Transamérica, no sul, estará tocando hoje, exclusivamente, a música Mil Gatos no Telhado! É uma iniciativa nossa, com a rede, enquanto as negociações com as gravadoras avança. Quem ouvir, favor comentar aqui.

Mais baú do fundo!


Enquanto esperamos as definições finais do CD, cavucamos no baú para mais ventos do passado. Essa é do Bem Brasil, julho de 2000.