sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O Dia em que Expulsamos o U2 da sala.

Ano 2000, último do século XX. Estava a trabalho no Rio, pelo Banco Central, que organizava um seminário de estabilidade econômica no Hotel Copacabana Palace. Como estava trabalhando na produção do evento – que é muito grande, comparativo a um Rock in Rio, só que com economistas e representantes de outros bancos centrais ao invés de músicos – ficava de dia no local para receber os convidados, cuidar da logística, etc. O BCB tinha alugado o mezanino todo, inclusive salas e auditórios.

Quem também estava no hotel era a banda U2. Não tinham vindo fazer shows, mas sim divulgar o mais novo disco, na época, que me esqueci qual era. (Na verdade, depois de Boy, não conheço nada do U2). Estávamos inspecionando o local, quando entramos numa sala e lá estavam os músicos do U2 sendo entrevistados. Íamos sair, quando um segurança, extremamente grosso, fisicamente nos expulsou do lugar.

Meu chefe se revoltou, pois aquela sala estava alugada para a gente e não aos irlandeses. Chamamos os seguranças do hotel, explicamos a situação e eles expulsaram o Bono e cia., mais o segurança babaca e a repórter, que ainda tentou explicar para a gente: “mas são o U2”. “Quem?”, respondi, rindo por dentro enquanto a pequit-comitiva tentava filar outro local para a entrevista.

21 comentários:

Anônimo disse...

OLá!
Muito prazer, meu nome é Otávio, tenho 16 anos e moro em Feira de Santana(BA), sou um garoto q acabou de descobrir o fantástico trabalho do Plebe Rude! Simplesment sensacional!
A família de minha mae é de Brasília, vou para "a capital da esperança, asas e eixos do Brasil" todo final de ano, minha avó mora numa casa no Lago Sul, conheço bem as trilhas da cidade do presidente!
Sou fanático por rock and roll, apesar de morar num local tao "Longe demais das Capitais"! Andei lendo o seu blog, achei os textos realmente interessantes!
Meu sonho é viver de rock, comprei até uma guitarra, já to até tirando um The Clash e Sex Pistols:P!
Gostaria de mantr comunicaçao contigo, uma verdadeira legenda viva!
meu e-mail é otaviobessa46664@hotmail.com
Oq eu realmente acho impressionante em vcs sao a grande politizaçao de suas letras, a sonoridade criativa, além de uma atitude realmente transgressora e consciente, muita acima da mediocracia tragédica das bandas "mais midiáticas do cenário comercial do q se chama rock nacional" de hj!
peço q responda essa minha mensagem via e-mail se puder!
Efusivo abraço de um jovem plebeu!
Viva a plebe, pois o rei está morto!

Anônimo disse...

André,
Escreva e toque, sempre.
Um grande abraço e bom fim-de-semana a todos.

Anônimo disse...

André,

Não entendo como você sendo músico não acompanha nada do U2 desde boy. Mesmo que você não goste, é interessante você conhecer o que está sendo feito no sobremundo (antônimo de underground). Você não precisa comprar, não precisa levar para casa, não precisa gravar para ouvir no walkman. Eu particularmente acho que eles fizeram muita porcaria. Acho inclusive que em três dias aprendo a tocar baixo melhor do que o Adam Clayton. Mas eles não deixam de ser uma referência.

Sobretudo se rock for atitude, o U2 já vestiu várias bandeiras. Agora, eu vou mais ao delírio sabendo que você expulsou a imprensa do que ter expulsado o U2.

Grande abraço,
claudio lopes

Anônimo disse...

(Muitas gargalhadas)
Gosto de U2, mas realmente é necessário conhecer algo além de Boy?
Maravilhosa a história!

André Mueller disse...

Cara, não é que não conheça NADA após o Boy. Morei no Rio, ouvia a Fluminense FM que tocava U2 música sim, música não nos anos 80s. Toco com o Philippe, que já foi fãzão do Edge. Mas realmente, o que fez o arrepiômetro marcar pontos foi o Boy.

E, desculpe discordar, gosto dos baixos do Clayton. Ele é um anti-Enthewistle, no bom sentido. Gosto dos dois, antes que alguém comece a reclamar.

F3rnando disse...

"Na verdade, depois de Boy, não conheço nada do U2"

Cara, também não sou fã do U2, mas devo confessar que pra não conhecer nada além do "Boy", nos últimos 25 anos (25 anos de The Edge chupando Gang of Four e Wire), só tendo ido se esconder em Marte.

Anônimo disse...

pq vc não respondeu o otavio?

Anônimo disse...

voce tem alguma estoria pra contar que tenha ocorrido pelo autodromo de brasilia?

gosta de corrida? formula 1, champ car?

Anônimo disse...

existe a versão de luzes gravada pela plebe em estudio?

Anônimo disse...

André, me lembro bem do dia em que você chegou na Escola americana de Brasília com o Boy na mão, mostrou pra gente e disse que essa banda vai ser maior do que Clash. Era muita coragem dizer algo assim na época do Sandinista, mas de alguma forma você acertou. Eu ainda considero o Clash melhor, mas acho que alguns milhões de pessoas no mundo não concordariam comigo. Também acho que o Boy ainda é o melhor LP do U2. E fez bem por expulsá-los da sala.

Já respondeu ao Otávio?

Anônimo disse...

"E vcs são os famosos quem??"

"We are U2"

"Quem???????"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Daniel - Plebe na Pele

F3rnando disse...

Mr X, o primeirão do OK Subs é jóia. Consegui baixar tb uma coletânea de singles. Valeu pelo toque! Continuo esperando o playlist gótico do CD de ninar.

Anônimo disse...

é uk subs

http://www.uksubs.co.uk/

esse subs vem de subversivos (subversives)

Anônimo disse...

Ah não André, você fez isso com o 2U, errr U2!?!? Não gostei não!! CarA AchEI SImplESmente o MáXIMO, muuuito booomm!!!

abraço

Anônimo disse...

U2 - depois do Boy???? MKT!!!!!

Uma comédia o show dos stones ontem a noite, o Jager parece um esperma a procura do ovo.

abs,

Gunther Hofner

Anônimo disse...

É incrível como, povo/imprensa, adora bandas de fora, quanto mais longe melhor!
Preferem, o que vem de fora, aos daqui do nosso Brasil!
Digo mais, preferem os de outros estados, aos conterrâneos!
Ainda me lembro, quando o U2, riscou friamente o Brasil, de sua turnê, sem explicação, não lembro o ano, sei que foi depois do ano 2000, e fans, ficam até 60 hrs na fila, pra ficarem a 10 mtrs deles! Afff!!! Acho que eles não mereciam tanto!!!
Achei ótimo, o que vcs fizeram com eles, André, deve ser por isso, que eles adiaram a turnê desse ano, que citei.
A turnê adiada, foi graças ao André!!! huahauhauhua!!!
Bem, tirando as brincadeiras, acho que, a galera, deveria valorizar o que é nosso, isso não quer dizer, fechar o Brasil, e se firmar só aqui, quer dizer, da mesma forma que vcs "veneram", as bandas de fora, "venerem" também, as bandas aqui do Brasil, temos muita coisa boa, um dos exemplos é a Plebe!!!

Anônimo disse...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8786882&refresh=1

protesto dos verdadeiros fas da plebe!!!!

Anônimo disse...

Nunca Fomos Tão Brasileiros

Sou brasileiro, vocês dizem que sim
mas importações não deixam ser assim
Pra que tudo isso na região tupiniquim?

Nasci aqui, mas não só eu
vocês estão neste barco também

Pensam que é um paraíso
parece que eles vivem aqui
Nunca fomos tão brasileiros

Do que adianta vocês viverem assim?
Ser prisioneiros dentro do seu próprio jardim
Pra que tudo isso na região tupiniquim?

Nasci aqui, mas não só eu
vocês estão neste barco também (também)

Não temos identidade própria
copiamos tudo em nossa volta
Nunca fomos tão brasileiros

Pra que tudo isso na região tupiniquim?
Eu não sei, eu não sei

Anônimo disse...

Se Boy é o melhor disco do UTwo, todos os discos são "o melhor", não são todos iguais ?!?!? Pra mim é "tudo a mesma coisa". Harmonia, riffs, efeitos, backing vocals e etc.

E viva a Plebe, mesmo não estando morto o rei.

Anônimo disse...

Me esqueci. Prefiro Marisa Monte a You2. O som dela e deles se equivale. Sou mais a moça na música e o Bono na política, acho que ele deveria ser Primeiro Ministro da Inglaterra (hehehe), será que daria certo ?!?!?

André Mueller disse...

Caramba, o asunto pegou fogo, heim? Mas para esclarecer as coisas, o U2 foi tirado da sala porque um segurnaça deles foi babaca, se não, teriam terminado a entrevista numa boa, a sala não estava sendo necessária naquele momento.

Otávio, mande e-mail para meu endereço, se quiser resposta particular, facilita as coisas para mim.

Jovan, bem lembrado! Eu fiz essa previsão mesmo! Mas Clash é melhor, he he he.

F3rnando, estou à procura do CD. Quando tiver a lista te passo. Que bom que gostou do UK Subs.