quinta-feira, maio 04, 2006

Os Quatro Mosquiteiros


O diabo não é mais inteligente, é mais velho. Com a idade avançada, olhamos para os acontecimentos sob uma perspectiva menos emocional, mais racional. Com a experiência, sabemos que soluções radicais sempre prejudicam alguns que, mais cedo ou mais tarde, irão demandar reparos – talvez utilizando meios mais radicais ainda. Como o Philippe tão inteligentemente colocou na entrevista dada pela Plebe após o Porão do Rock 2005, hoje sabemos que o mundo não é preto, nem branco, é cinza. Sabemos que o imediatismo leva á soluções precárias. Principalmente sabemos que a negociação pode ser difícil, parecer impossível, mas sem ela, não haverá um mundo decente.

Vejo a foto, acima, e fico com medo de encontrar esse bando numa rua escura, à noite. De diabo do ditado popular não têm nada – nem inteligência, nem experiência – a não ser a ambição que deve ser resolvida a curto prazo. Custe o que custar. Vejamos o caso da Bolívia. Veja o que a Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa escreveu em sua coluna, que concordo inteiramente:

“O governo brasileiro, embalado pelo sonho distante de liderar a América Latina, afastando-se o mais possível do imperialismo americano, caiu nas artimanhas do crescente imperialismo venezuelano. Hugo Chávez dá as cartas e isso ficou extremamente nítido nesse último fim de semana, véspera do Primeiro de Maio em que Evo Morales resolveu cumprir aquilo que prometera ao seu eleitorado. No dia 1º de maio não ‘nacionalizou’ o que sempre foi boliviano, os recursos minerais. O que fez foi expropriar bens brasileiros e ocupar instalações da Petrobras com seu exército.

A Bolívia, para usar uma metáfora que não é futebolística, mas que estaria ao alcance do presidente-candidato, se ele porventura viesse a ler este texto, saiu do colo da mamãe e caiu nos braços de uma amante instável, mais velha e muito ambiciosa. Será que o povo boliviano, além de poder gritar a plenos pulmões: “É tudo nosso!”, vai poder usufruir de suas riquezas, com mais escolas, hospitais, estradas, saneamento básico e tudo o mais que torna um país civilizado?”


Nada mais fácil do que carimbar o bem de outros com o nosso nome. E o Chaves, espertalhão, já mandou técnicos da estatal venezuelana para substituir os técnicos da Petrobrás (não há técnicos bolivianos capazes de operar os bens desapropriados da empresa brasileira). Valeu, Morales, agora não é mais dependente dos brasileiros, mas sim dos venezuelanos – qual a diferença? É dependente do mesmo jeito.

Será que nunca passou pela cabeça dele uma negociação do tipo: ok, Petrobrás, vocês ficam aqui, mas treinam meus técnicos, que deverão fazer parte chave (não Chaves) da sua equipe? Algo que a longo prazo traga benefício para os dois lados? Mas para que negociar? Não cria alarde, não dá manchetes e, por isso mesmo, não dá votos. Acontece que quando o Morales terminar seu mandato, viajará o mundo cobrando caríssimo por palestras em universidades européias e americanas. Em dólares, claro. Enquanto o povo boliviano continuará sem escolas, saúde e pobre.

16 comentários:

Anônimo disse...

Sintetizando: Os atores sempre mudam, mas o filme não.

Qdo vi o título do texto, achei q vc ia falar do quarto jander-andre-philipe-gutje.

Fã é foda!

CA®I0CA disse...

PROGNÓSTICO APOCALÍPTICO
DEPOIS DOS EUA DEVASTAREM O IRÃ(OU ELES FAZEREM O MESMO COM O EUA,VAI SABER) A VENEZUELA SERÁ O PROXIMO ALVO E SE CUBA NÃO SE CUIDAR TAMBÉM SOFRERÁ UM BOMBARDEIO ,

Anônimo disse...

Muito bom o apelido que está sendo dado de "eixo da mediocridade" a essa turminha. E o Lula achava que ia ganhar alguma coisa a se aliar a gente como Hugo Chávez, o presidente que fatura bilhoes com a alta do petróleo, e seu país tendo a sorte de ter grandes reservas de petroleo, enquanto o povo miserável ficou mais miserável ainda desde o início do seu governo.

Anônimo disse...

Muito bem brasileiros! E agora José? Quem vai pagar a conta?
Uma das maiores e mais expressiva "estatal" brasileira foi expropiada! De um lado, o governo hermano Boliviano discurssa criteriosamente em devesa das suas reservas naturais, destilado, com muita Vodka, ops, o governo brasileiro, como a mesma determinação, discurssa ufanisticamente colocando para a população a importância nacional e a questão estratégica que é a Petrobrás. Superficialmente dariamos razão a ambos, entretanto, estes discurssos somente escondem a defesa de ineteresses individuais e de quem esta por cima da carnissa, ou melhor, dos hidrocarbonetos! O Brasil acabou de comemorar sua auto-suficiência em produção de petróleo pela Petrobrás com a plataforma P-50, e daí, nossos derivados do petróleo destinados à produção de energia(Diesel e Gasolina)estão bem baratos, né! O Gás natural abastece as grandes empresas do Sudeste, que pagam quanto por ele? e vão continuar pagando. E quanto custa um butijão de Gás Butano que estão nos fugões das casas Brasileiras? Fera, a gente vai sensibilizar pela "estatal" que sempre nos entuba, sendo mais claro, mete o FERRO!!! na população brasileira, e em alguns vizinhos também.
O mais dolorido, além das futuras Hemorróidas, é que toda a infra-estrutura e grana de investimento inicial da "estatal"(com interesses privados, ops, minto, interesse dos faraos brasileiros, que estão lá no pico da pirâmide econômica) saiu e sai do nosso bolso e dos nossos pais. E assim continua a mesma histária;;;; o brasileiro vai continuar pagando a conta!!!!
Aí te pergunto: "Quem tem a razão, um burocrata ou padre evangelho em mãos,... esclarece por favor, o que é tão temido só acontece com os outros. O que você faraia? Justiça é tão bela se funcionasse só uma vez, a lei não ressucita, burocratiza o que eu já sei. Eu só sei..." Eu sei que o Brasileiro paga a conta!!!

Plebe Rude na cabeça...
Zezão Plebeu!

Anônimo disse...

É o velho POPULISMO e o velho IMPERIALISMO, outra vez!!!

A posição imperialista do Brasil está clara.
A PETROBRÁS é uma muti-nacinal que está explorando as riquezas naturais da Bolívia, já a muito tempo e o povo na Bolívia continua pobre e miserável.
Essa situação é um prato cheio para um Governo Populista, ele expropria e fica com moral com as massas. Agora o que precisa ficar claro é se o lucro com a extração vai ser revertido em prol do povo Boliviano, ou vai para burguesia nacional, ou para uma outra muti-nacional?
Essa é a grande armadilha que um Governo Populista oferece.
Almoça com as ovelhas e janta com as raposas!!!

O Brasil a mando da ONU e do imperialismo norte-americano, enviou tropas para massacrar o povo Haitiano. FORA AS TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI!!!

Pela autodeterminação dos povos! Abaixo o imperialismo e o populismo!
Por uma revolução Socialista na América Latina!!!

Anônimo disse...

PS:Acho que nas suas palavras está com uma postura um tanto quanto REFORMISTA.
Será que é a idade? Ou será o final dos tempos? Saudações.

F3rnando disse...

EUA arma Brasil para guerrear com Venezuela. Enquanto acontece o embate, o barril do petróleo texano atinge preços exorbitantes. Fragilizadas pela guerra, mas armadas até os dentes, as duas nações usam do poderio bélico e do treinamento para-militar para se voltar contra seus antigos aliados mantenedores.

Irã 1979, Afeganistão 1982, Iraque 1986, Nicaraguá 1990.

Brasil Hexa 2006?

Anônimo disse...

Infelizmente, só sabemos aquilo que sai das "teletelas".
Mas, falando de grana, segunda coisa que interessa mais no mundo depois do sexo, dá pra divagar umas coisas:
. Bolívia = aparentemente, é a que ganhará menos. "Recupera" o que é "seu" e ganha um pouquinho no seu delta de rentabilidade (margem III, que inclui gentis gratificações por seu amável gesto patriótico... Vindas de quem, hein?..);
. Brasil = com a pataquada toda, justifica ainda mais fortemente a equiparação injusta dos preços dos derivados de petróleo e de outros combustíveis (inclusive gás e álcool!) com os preços praticados no mercado mundial, ainda que com a tão anunciada "auto-suficiência" (seria verdade?.. Por quê a divulgam, então?..);
. Venezuela = meio incógnita... Mas o certo é o que o lucro, que já é estúpido por ser o 3º maior produtor de petróleo do mundo, passa a ser ignorante. E o amiguinho do Quico passa a ter ainda mais "pudê";
. Tio Sam = até choro de rir: hahahahaha!!! Está por trás de tudo isso!!! E só Deus sabe o quanto, hahaha!.. "USA wants you, boy!"

Anônimo disse...

So acrescentar 2 coisas:
- Alguem ae falou que odeia crente, sabia que é burrice generalizar?, nao fale o que nao conhece, meu chapa.
- O socialismo coleciona fracassos...

Anônimo disse...

So acrescentar 2 coisas:
- Alguem ae falou que odeia crente, sabia que é burrice generalizar?, nao fale o que nao conhece, meu chapa.
- O socialismo coleciona fracassos...coleciona fracassos...

CA®I0CA disse...

ALGUÉM NÃO ANÔNIMO, MEU NOME É CÍCERO NÃO TENHA MEDO DE MENCIONAR ...
-CONTINUO COM A MINHA OPINIÃO,PRINCIPALMENTE QUANDO LIGO A TV PELA MANHÃ PASSO PELOS CANAIS E SEMPRE TEM UM PASTOR ESTORQUINDO UM MANÉ OTÁRIO PARA DAR DINHEIRO PARA IGREJA.

Anônimo disse...

PQP!!!! Hoje tem Plebe Rudeeee!!!

Anônimo disse...

Enquanto a zona corre solta no congresso, é melhor ver o show da Plebe (pra quem pode estar lá, pena que eu não, e pena o Jander não tá presente) será q Paralamas vão cantar Luis Inacio e 300 picaretas???

seria ideal...

abraço

Anônimo disse...

GRande andre!para minha surpresa vendo panico na tv o lula perguntou pro dinho em quem ele ia votar,sabe o que ele emendou?´´seja alguem,vote em ninguem!´´
essa semana eu vou mandar fazer uma camisa assim!
e o cd rapaz?como andas?abraço

Anônimo disse...

André,
PS:Acho que nas suas palavras está com uma postura um tanto quanto REFORMISTA.
Será que é a idade? Ou será o final dos tempos? Saudações.

Anônimo disse...

ESSE NEGOCIO DE "SEJA ALGUÉM VOTE EM NINGUÉM", É COMPLICADO!!!
CHAMAR O VOTO NULO SEM ESTRATEGIA, NO VAZIO, É UMA POLÍTICA DE CARATER PEQUENO-BURGÊS.
O VOTO NULO PODE SER USADO COMO ARMA PELOS TRABALHADORES, DESDE QUÊ NÃO HAJA UMA CANDIDATURA REVOLUCIONÁRIA NAS ELEIÇÕES.
NO BRASIL EXISTE UM PARTIDO POLÍTICO QUE POUCOS CONHECEM. ESSE PARTIDO É IDEOLÓGICO E DEFENDE BADEIRAS DE LUTAS HISTÓRICAS DA CLASSE OPERÁRIA.
COMO A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 36 HORAS, SALÁRIO MINIMO VITAL, REFORMA AGRARIA COM EXPROPRIAÇÃO DO LATIFÚNDIO, ETC...
ESSAS SÃO PROPOSTAS QUE FAZEM PARTE DE UM PROGRAMA DE TRANZIÇÃO, RUMO A REVOLUÇÃO E AO SOCIALISMO!!!

WWW.PCO.ORG.BR

SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS!!!