quinta-feira, fevereiro 15, 2007

A Filmagem do Clipe de Luzes

José Eduardo Belmonte é um talentoso diretor de Brasília. São fã pessoal de seu trabalho, desde os curtas como TP e Cinco Filmes Estrangeiros, até seus longas, do qual destaco Concepção, que tem na trilha sonora Plebe e André X. Também é o diretor com o qual mais trabalhamos.

Seu primeiro clipe para a Plebe Rude foi para Luzes. A idéia do Zé Eduardo era bastante ambiciosa. Queria, num único clipe, mostrar a banda tocando, os músicos em locais importantes para a Plebe, como a comercial do Adrenalina, o Foods, contar a estória de um garoto que era rejeitado por seus colegas por ter um estilo diferente, pois ainda ouvia vinil, dançava chutando, usava roupas alternativas, e, ainda, relatar a letra da música, que fala da primeira transa de um moleque, com todas as ansiedades e decepções. E conseguiu! O resultado final foi muito bom. Esse é considerado por muitos plebeus como o melhor vídeo da Plebe.

As gravações ao vivo ocorreram num show realizado no Paranoá, dentro de um projeto do GDF de levar música ao vivo para comunidades do DF onde ninguém tocava. Os locais “importantes” foram filmados de manhãzinha, de madrugada, para aproveitar melhor a luz. Lembro que gravei as cenas, troquei de roupa e ainda fui trabalhar! O ator que fez o personagem principal, cujo nome claro que esqueci, fez um trabalho muito bom.

Tem uma cena de um garoto - acho que o nome era Patolino - fazendo reverência para mim. Durante um tempo, em qualquer show que a gente fazia no DF, ele pulava no palco e fazia essa encenação. Fico feliz que o Zé tenha capturado isso no clipe.

A música, como vocês sabem, é da Escola de Escândalo, banda formada pelo meu irmão, Bernardo, Balé, Geraldo e Fejão. Realmente foi uma pena eles nunca terem gravado um disco, pois seriam a grande quarta banda de Brasília.

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi André...eu me lembro quando eu morava em Brasília que a Escola de Escandalo tinha fama de ser uma banda mais punk que a Plebe e as outras...a banda durou quanto tempo e o que o pessoal esta fazendo hoje em dia?É verdade que o Fejão faleceu???Quanto ao clipe é muito bem dirigido, tenho ele gravado. Era a época que a plebe estava "voltando" meia bomba..rs....fazia muito tempo que não tinha nada da Plebe e esse clipe saciou um pouquinho o desejo dos plebeus de ver a plebe novamente depois de tanto tempo...abraços,Éboli

Anônimo disse...

Vi esse clip em 2002, na ponta do Brasil - Camocim/CE, estava jantando num lugarzinho maneiro, e de repente escuto Luzes, fui ver, era o clip. Nunca pensei que iria escutar Plebe no lugar. Não faço nem idéia de qual era o canal.

André,
sonhei ou vc tirou o post sobre o CSS?

GH

Anônimo disse...

O Escola hoje tem página oficial no MySpace e também está presente no You Tube, que mostra a participação da banda no programa Mixto Quente da Globo. Corram atrás, por que qualquer coisa do Escola vale a pena!
Cena inesquecível: num show do Escola, na concha do Parque, Bernardo, ao anunciar uma música nova, disse algo assim: agora uma música nova... ao estilo de uma banda americana chamada Bon Jovi...
ai ai!

Anônimo disse...

Quer saber mais sobre a Escola acessem http://adrianemichels.multiply.com/music/item/54
Boca

Anônimo disse...

Saudoso Fejão. É preciso recuperar meterial dele. Existem fitas inéditas.

Anônimo disse...

André,
andei vendo seu blog e não encontrei muita coisa nova, apenas relatos de uma vida passada, muito pretérito e pouco futuro.notícias da plebe rude devem ser tratadas no site da plebe. vc, assim como seu irmão, que conheci nos EUA, são pessoas inteligentes. seu irmão, acertadamente, retirou-se da vida juvenil, sendo agora um respeitável profissional. mas vc, que todos reverenciavam como um cara moderno, apenas fica elocrubando com o passado, deve ser por isso que o blog ainda não decolou, haja vista a pouca participação dos internautas, e um ou dois adultos/adolescentes tentando agulhar pessoas e um passado que não viveram. andré conte do seu presente e dos planos para o futuro,novas bandas, novas músicas, algo novo. esqueça-se do passado, vc é muito mais que aquela velha história, pelo menos eu acho. estamos no aguardo de novas notícias, e não de remakes forjados alimentados por alguns presidiários gagás dos anos 80 que participam dos comentários, se masturbando em frente a tela. periga vc ficar refém deles. estamos em 2007, creio que vc tem mais de 40 anos,vc é um artista, sempre foi um revolucionário, a cena musical de bsb já não é de nenhuma turma, a velocidade de informações trocadas no mundo eletrônico é gigantesca, hoje todos têm a possibilidade de ouvir e comprar coisas novas. deixe a plebe para os plebeus, senão sua bota de ferro dos anos 80, vai lhe seguir pra sempre, pô vc só fala em "eu fui", "eu era". avante camarada. AO FUTURO E ALÉM...

André Mueller disse...

ha ha ha, belo texto. mande um igual também para o Oscar Neimeyer, os Mutantes e the Police. sério mesmo, concordo com o que escreveu, mesmo não assinando. acontece que as pessoas estão interessadas nesse ser Plebe Rude, gostam de saber detalhes de sua história, participam, e me sinto plenamente satisfeito com o resultado do blog. abraço.

André Mueller disse...

Any fool can make history, but it takes a genius to write it.

- Oscar Wilde.

Daniel Farinha disse...

Sr. Ao Futuro e além,

pq esta preocupação toda com o que o André escreve?? Este blog é dele e ele escreve o que achar direto. Por conseqüência, lê quem quiser. Se poucas pessoas se interessam talvez esteja ligado ao fato do André não fazer propaganda do seu site ou pq os textos demandam de certa pré-inteligência. Seu comentário poderia ter sido feito por um e-mail direto pra ele.

Saudações

Daniel - Plebe na Pele

Daniel Farinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Farinha disse...

Para sr. Futuro e Além:

"Quem tem cú tem medo e treme, mostra a cara Mr. M!!"
Racionais MC´s

Daniel - Plebe na pele

Anônimo disse...

"remakes forjados alimentados por alguns presidiários gagás dos anos 80 que participam dos comentários, se masturbando em frente a tela. periga vc ficar refém deles."

Fico só imaginando o André refém de "presidiarios gagas e punheteiros dos anos 80". Não sei se isso é filme de terror ou de comédia. Só sei que bom argumento isso não é.

É importante preservar a história, pois o futuro precisa de informações do passado. Assim é a cultura (en español):

* Conjunto de los conocimientos que permiten desarrollar un juicio crítico.

* Conjunto de los modos de vida y costumbres, así como de los conocimientos y grado de desarrollo artístico, científico, industrial, en una determinada época, grupo social, etc. .

Anônimo disse...

O Futuro do Além é moderno mesmo. Chegou há pouco de fora!