segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Surfando no My Space

Esse carnaval me deliciei navegando pelo My Space. Faz tempo que não sinto a excitação provocada por achar bandas novas – principalmente aquelas que não foram ainda assinadas. Quando morava na Inglaterra, em 1978, ficava a noite toda sintonizado no John Peel, anotando as coisas legais que ele tocava. Assim, cheguei às já famosas Killing Joke, Bauhaus e Echo (só para mencionar algumas), mas também às até hoje desconhecidas Stiffs, Carpetts e Skids, que faziam a trilha sonora das fitas K7s que gravava para a galera da tchurma. O My Space me fez retornar no tempo e saborear de novo o prazer de garimpar músicas novas.

Por exemplo: tive sorte aterrisando na página da primeira banda (que se tem notícia) de glamjazz, a scandinava Domination Circus (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=146830449 ). Pesquisando os seus amigos, no Friends’ Space, pousei na página do baixista Rik Kraak (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=129500963 ), que toca com várias das bandas e artistas dessa cena. Não é que um dos seus amigos é o Bugge Wesseltoft, um músico muito interessante cujo cd New Form of Jazz eu ouvia anos atrás (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=65325074 ). Bem, ele é amigo da dupla eletrônica Punkt (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=65325074 ), que é amiga dos malucos experimentais do Deathprod (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=48773901 ), que por sua vez tem entre o rol de conhecidos o doidão do Nacht (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=26817874 ), que é amigo do Coil, outra banda que ouvia muito no início dos 1990s.

Legal demais, saí do jazz para pousar no experimental. Noutra viagem, saí do ska e parei no hardcore. Mas o mais legal é que são todas bandas desconhecidas, muitas sem sequer discos no mercado. E o negócio vicia, isso tende a consumir madrugadas inteiras! A morte das gravadoras, das rádios e de todo o establishment musical? Que venha!

7 comentários:

Anônimo disse...

A X,
quanto a loja Outside do Meier, melhor dá uma passadinha lá (quando estiver no RJ) ou pedir a um conhecido. Liguei agora e me falaram que não tem nada pirata (pirataria é crime!) então, somente indo até o Meier e dando uma conferida.

Anônimo disse...

Descobrir bandas novas é bom demais! Agora que sinto que bandas oitentistas estão velhas pros meus ouvidos fui ver o que há de novo, e achei Interpol e Tokio Hotel (é só ignorar o visual). Acho que Interpol é a cara do André.

Achei aquela música do Distillers legal. Quando dá pra prever que a guitarra vai de Fá pra Sol ela vai de Fá pra Si. Interessante hehehhe.

Anônimo disse...

essa de ficar anotando eu também fazia aos 16 anos.. ouvindo o "Fantasmas do Arquivo" da extinta radio costa verde FM (vendida ano passado pro Zezé di Camargo virou radio sertaneja hehehe)
Nessa época eu aprendi a garimpar bons sons de uma forma atemporal.. fora da mídia..
tudo o que eu conhecia sobre rock 80 era paralamas..
ali descobri nenhum de nós, capital, legião, lulu, ultraje, rpm e por fim escutei proteção e fiquei embasbacado querendo saber quem tinha feito aquilo..
hoje eu garimpo no trama virtual, é que eu não curto muito bandas estrangeiras..
para bandas nacionais o trama é uma boa pedida.. bastante democratica.. até meus vizinhos tem os sons da banda deles registrados ali..

Anônimo disse...

Pânico na Tevê botando o BBB pra f***r!

http://youtube.com/watch?v=VoSZTV0mC...elated&search=
http://youtube.com/watch?v=04K6prozq...elated&search=

*Anderson
Também aprovo o Trama. De lá achei pérolas como Raio Laser Mágico e Hordi I Pogreçu.

F3rnando disse...

Realmente o MySpace é bem bacana, torço pra não virar o cu-de-boi (vão desculpando a expressão...) que virou o Orkut.

Anônimo disse...

O Can D já era, o negocio agora é o Chew Z!

Sim, a internet representa o fim das gravadoras sacanas, das radios asquerosas e do CD fuinha. Isso tudo ficou obsoleto.

O MySpace disponibiliza e divulga a sua musica no mundo inteiro, sem gastar nenhum tostão de jabá nem nada. Sem rebordosa!

Hoje em dia, se quiser ganhar grana, o importante é ser conhecido e fazer shows. Vender disco é coisa do passado.

PS: Se a bandinha do MySpace não deixa voce fazer o download, o audio streaming pode então ser gravado em MP3 (clique no meu nome para saber mais)

Anônimo disse...

André vc's não pensam seguir o exemplo do Fellini e liberar raridades da banda no my space ?