quarta-feira, março 07, 2007

Tenha medo, tenha muito medo.


O mundo se tornou menor, as informações circulam com mais facilidade, barreiras culturais e econômicas ruíram e, teoricamente, deveríamos estar convivendo com mais harmonia, cooperação e compaixão com o próximo. No ano passado, foram geradas 161 exabytes de informação. Isso equivale à 161 bilhões de exabytes, totalmente disponível a qualquer um que tenha um acesso à internet. Com tanta informação, como é que ainda temos preconceito, como é que tem gente que ainda não respeita o próximo, como é que tem gente que ainda cai nas grandes mentiras dos políticos, padres e falsos profetas?

Ando assustado com o mundo em que vivemos. Balas perdidas, gente passando fome, ódio crescente, a natureza degringolando, o que está acontecendo? Se você ainda acha que nada disso vai te atingir, se suas preocupações estão restritas ao seu microcosmo (casa, emprego, diversão), aqui vai algumas razões para começar a se preocupar. São coisas que vão acontecer nos próximos 50 anos e, certamente, vão mudar o seu estilo de vida:

1. A entrada de quase um bilhão de consumidores novos no mercado, cada um querendo possuir carro, casa, ar condicionado, passagens aéreas, entre outros produtos-sonhos de toda classe média, além de demandar serviços como escolas, hospitais, academias, entre outros. Tudo bem, você diz, deixa vir. Mas o problema é como atender esse pessoal todo, a maioria vindo da Índia, Rússia, Indonésia e China, que estão fazendo o dever de casa direitinho, se inserindo no contexto global de progredindo (não se preocupe, o Brasil deve contribuir muito pouco nesse saldo). Não vai haver recursos disponíveis para atender a todos. Não vai haver energia (petróleo, eletricidade, carvão, água) para suprir suas demandas. O resultado: meio-ambiente destruído, guerras para garantir recursos naturais, barreiras serão erguidas novamente. O egoísmo intolerante reinará.
2. Buscando tirar o poderio concedido aos árabes pelo petróleo, o mundo se prepara para entrar na era do etanol. Para o Brasil, uma maravilha, pois seremos o maior exportador e vamos suprir o mundo. Todos se beneficiarão? Não, pois as terras cultiváveis brasileiras serão ocupadas todas pela cana. Comida terá que ser importada, ficará mais cara e mais passarão fome. Como, no Brasil, não se distribuí a riqueza, os lucros do etanol ficarão na mão de poucos, que concentrarão mais terra, gerando mais conflitos e estendendo o já extenso fosso social.
3. Guerra nuclear, uma ameaça mais eminente hoje do que na guerra fria. Tudo bem, você diz, vai ser lá no Oriente Médio ou entre a Índia e o Paquistão, ou, ainda, Coréia do Norte e o Japão. Mas guerra significa retirada dos meios de comunicação, com o cenário mais provável da internet ficar restrita ao uso militar. É bom ir se acostumando a viver sem podcasts, blogs, chats, downloads e informação just-on-time.
4. A floresta Amazônica está encolhendo e o governo brasileiro, o principal responsável, não está nem aí. Vejam como foi o início deste ano, chuvas, secas, ventos. Até tornados já são visto em solo tupiniquim. Sem falar que pode dizer adeus ao cerrado (viva a soja e a cana!), ao pantanal (viva a pecuária!) e à mata atlântica. Comece a se acostumar a viver no calor, na chuva, com desmoramentos e avisos de ciclones.
5. Cada vez menos artistas têm acesso aos meios de comunicação, especialmente àqueles acessíveis à grande população, como rádio e tv, principalmente por causa do jabá. Isso significa menos músicas circulando, o que retraí a demanda por shows. Esse acontecimento já é sentido, podem verificar quantos artistas estão em turnê hoje em dia. Disco já deixou de ser cultura a muito tempo, shows também deixarão.

O que podemos fazer? Nos isolar, nos tornarmos xiitas, mudar de planeta? Sou um otimista (não parece, né?), acho que a sabedoria e a inteligência humana sempre acharão um jeito – ou será que estou me iludindo?

Para os que ainda não estão preocupados a ponto de fazer alguma coisa, pensem no seguinte: os fatos acima, isolados, já são ruins. A realidade, porém, é outra: estão acontecendo simultaneamente, junto com outros que não citei. Aí é que funciona a sinergia, sempre contra a gente. Está preocupado agora?

6 comentários:

Anônimo disse...

a gente pensa nisso as vezes.. mas a tal sinergia não ocorre no nosso cerebro talvez por caregarmos um inconsiente mais medroso do que nós possamos imaginar..
lendo isso tudo de uma vez só posso me preocupar.. mais ai vem a questão
o problema ta aí, e a solução? slguém sugere algo?

Anônimo disse...

1- Ninguem fala nisso, parece pecado, mas o futuro das nossas cidades, be como da humanidade inteira, isso depende do controle de natalidade e do planejamento familiar.

2- Esse etanol, que o Bush quer, de energia limpa não tem nada. As plantações de cana fodem o meio ambiente, as usinas e o transporte do alcool jogam CO2 no ar...

3- Não acho que o Irã e a Coreia do Norte sejam perigosos. O problema é os USA e seus aliados.

4- A floresta amazonica está detonada, já acabaram com quase a metade da floresta. O cerrado já está 80% detonado. Tudo isso graças ao "agronegocio" e ao "desenvolvimento".

5- Não acho que o jabá esteja piorando. Acho que as coisas estão até melhorando. As gravadoras independentes ganharam mais força. A internet chegou para salvar os nossos ouvidos.

O que fazer? Bem, podemos comer menos carne (a pecuaria detona o meio ambiente). Podemos comprar produtos organicos. Podemos reciclar o lixo, plantar arvores, pedir a liberação do aborto... Ou seja, as pessoas tem que sair desse comodo consumismo americanizado e deixar de chamar os ambientalista e vegetarianos de "eco chatos" e "hippies boiólas".

Anônimo disse...

Em relação ao ponto 2, não acredito que nossas terras sejam tomadas por plantações de cana. É claro que a produção irá aumentar uma barbaridade, mas assim acredito que quem, por exemplo, plantar tomate ou banana irá se dar bem e até melhor que atualmente, uma vez que a procura irá aumentar.
Em relação ao ponto 4, claro que é um crime que fazem com nossa floresta e há tempos, mas as mudanças climáticas e outras tantas serão inevitavelmente realizadas uma vez que nosso planeta vive em mutação constante. A cada 25 mil anos a terra vira fora de seu eixo, o que provoca grandes mudanças, ou seja, o que já foi mar ou oceano hoje é terra firme. O RJ um dia irá sumir, mas um dia irá reaparecer. O que é floresta irá se tornar deserto e vice-versa. Compete ao homem não abreviar esses fenômenos e se preparar para tais. Para esse assunto tão delicado indico o livro A Gênese de Allan Kardec.

Anônimo disse...

Não se sabe ao certo se a causa da antiga glaciação tenha sido uma mudança do eixo da terra. Essa é uma hipotese não confirmada. O que sabemos ao certo é que o eixo da terra, desde que foi descoberto, não mudou nada (continua 23.5graus).

Ou seja, a causa do aquecimento não é o eixo da terra, é a atividade humana mesmo.

Sobre o sertão ter sido mar, isso é devido aos movimentos das placas tectônicas da crosta da terra. Os continentes se movimentam. O angulo de inclinação da terra não tem nada a ver com isso.

Por exemplo, se o planeta continuar vivo (com energia no seu interior), com o movimento das placas tectonicas, a Africa vai se separar mais e o Rio de Janeiro um dia vai ser empurrado para Petropolis, enquanto novas terras podem surgir no litoral.

Portanto, o aumento do nivel do mar, que se espera, isso é devido ao derretimento dos polos, causado pelo aquecimento.

Quanto ao Kardec, isso não é ciencia, isso é religião. Na minha opinião, religião é atraso de vida. Prefiro a ciencia.

Anônimo disse...

A doutrina espírita não é religião.

Como disse, não sei se estamos perto de completar os 25.900 anos do ciclo e certamente há 25.900 anos não existia a sabedoria que existe hoje.

É certo que o aumento das águas é causada pelo derretimento dos pólos e que o aquecimento global entre outros fenômenos são devidos ao abuso do homem. Isso é inegável.

Mas também é inegável que essas mudanças acontecem pela constante mutação que vive o planeta.

E mais uma vez digo: leia A Gênese e aproveite para ler também os outros 4 livros da codificação espírita, assim vc saberá sobre o conflito entre a ciência e a religião e também verá que Kardec e Espiritismo não são nem ciência e nem religião.

Anônimo disse...

Doutrina espirita é religião sim. Ciencia que não é. Voce tem alguma pesquisa cientifica que comprove a existencia de espiritos? Acho que não, pois tal pesquisa não existe.

O que a ciencia tem comprovado, ultimamente, através da neurociencia, é que tudo está no cerebro. O conceito de alma e espirito é religioso sim. O dualismo de Descartes já foi derrubado pela ciencia moderna.

Eu já li o Livro dos Espiritos, do Kardek, e achei aquilo uma tremenda tentativa, por parte da burguesia europeia, de colocar Cristo no meio de religiões que acreditavam em comunicação com os mortos. No seculo XIX, esse negocio de "falar" com os mortos estava virando moda. Alguem tinha que "cristianizar" isso.

Mas enfim, apesar do planeta sofrer ciclos naturais de mudanças geologicas e climaticas, sendo que a ultima foi a glaciação, não se pode ter certeza de que isso seja a causa do atual aquecimento.

As pesquisas apontam para uma causa que é a atividade humana mesmo: o CO2. E não vai ser Alan Kardek nem Chico Xavier que vai explicar ou resolver essa parada.