segunda-feira, julho 09, 2007

Furacão vs. Foginho, o relato isento.

É raro ver o Furacão jogar. É um privilégio que, comigo, acontece uma vez a cada dois anos. Geralmente na Arena da Baixada, o melhor estádio de futebol do Brasil. Sábado, fui com o Pio ver Atlético e Botafogo no Mané Garrincha. Brasília merece um estádio melhor ou o Mané reflete Brasília? Essa é a pergunta que não quer calar.

Jogo fraquinho, então ficamos observando as torcidas. Eram 25 mil botafoguenses e duas dúzias de atleticanos. Vou postar as fotos depois. Momentos que valem a pena resgatar nesse blog:

1. A ida para o banheiro no intervalo. O que é isso? Uns microbanheiros, miniportas e uma massa querendo tirar água do joelho. Uma fila entrando e outra saindo. Uma massa humana unida pela vontade de urinar. E todos apertados, ombros a ombros, gritando: “au au au, tira a bunda do meu pau!” Uma vez lá dentro, vaso vazio era coisa rara. O jeito era mijar onde desse, no chão, na pia, no lixo e pegar a fila outra vez, gritando o hino de guerra.
2. O bar. O que é isso? Fazendo playbacks na Zona Norte do Rio, dentro de áreas bastante desfavorecias economicamente já vi bares ruins, mas nunca como esse. Vou postar a foto mais tarde. E essa é a Capital Federal!
3. Com uma torcida tão pequininha, porque a Fúria Jovem quis cair na porrada? Se não fosso a ação eficaz dos PMs, seria uma cena feia. E a gente lá no meio....
4. O mané que se achava líder de torcida. Ficava de pé, mãos para o céu, gritando palavras de ordem. Claro que todos ignoravam. Teve um momento hilário que ele chegou para um bando de torcedores e propôs: “vamos gritar Dodô na Seleção?” e eles responderam: “não! Não vamos não!” Saiu apitando aquela corneta barulhenta.

O Furacão só perdeu porque o mascote, a caveira, não estava presente. Na próxima talvez. E contra um time que não usa doping.......

7 comentários:

Anônimo disse...

Andre,perder pro melhor time do brasil nao é vergonha pra ninguem.

Anônimo disse...

Fui frequentador no Maracanã. No começo fui arquibaldo, depois virei geraldino.

Posso dizer que o Maracanã tambem era todo fodido, ensebado e encardido. Dos banheiros saiam rios de mijo. Mas esse estadio era grande, tinha varias saidas. A multidão era civilizada, entrava e saia de forma ordeira.

Então, um dia resolvi ir no Serra Dourada, em Goiania. Foi traumático.

Depois de quase morrer pisoteado numa avalanche goiana, tive que pular de uma altura de cinco metros, pois um peão colocou um 38 na minha cara, dizendo para sair da frente.

Perdi os sapatos, a corneta, o radio de pilha e ainda torci o tornozelo. Saí me arrastando.

Depois de um tempo, um dia fui no Mané ver um jogo de bola. Como sou geraldino, resolvi ir na geral, junto da macacada.

Porém, a entrada da geral do Mané era apenas uma porta de ferro, com uma roleta apenas, onde a multidão se ralava toda para entrar. Alé do Au au au tira a bunda do meu pau, tinha empurra-empurra e esfrega-esfrega, tudo com direito a suvaco e cotovelada na cara. Ou seja, entrar naquilo foi a maior merda. São portinhas de merda, realmente ridiculas, feitas por engenheiros pecuarista, do agronegócio da ditadura.

Acabei entrando naquela merda, o jogo já começava. Para minha sorte, fiquei na parte de cima da geral, onde ao meu lado havia um peão que mijava num saco plastico, para então arremessar sobre a paraibada abaixo.

Com uma lata de cerveja numa mão e um saco plastico na outra, o peão fez isso o jogo inteiro. Era a maior barbarie, ninguem fez nada.

Enfim, gostaria de conhecer a "Arena Rebaixada". Dizem que é mesmo o melhor estadio do Brasil. Parece que o novo Maracanã tambem ficou decente. Mas no Mané e Serra Dourada eu não volto mais.

Anônimo disse...

Calma André. Antes de ficar puto, deixe explicar.

O termo "Arena Rebaixada" não tem nada a ver com serie B ou segundona (não desejo Serejão e/ou Bezerrão para ninguem).

É que, no lugar de "download", eu costumo dizer "rebaixar arquivo". Como a Arena é moderna, sendo que a Kyocera é fabrica de tecnologia de informação, produz Palms nos USA, sempre troco "da baixada" por "rebaixada".

Alias, simpatizo mais com o Furacão, pois tem as cores do glorioso "Fremengo". Tambem acho essa coisa de "coxa branca" uma caracteristica lamentável.

Enfim, mudando de assunto, voce lembra quando o Paulo Otavio quis fazer as olimpiadas do ano 2000 em Brasilia?

Já pensou uma olimpiada lá no Mané? Aquele centro esportivo Presidente Medici, aquilo não é o retrato sucateado da ditadura? E o ginasio "Wilson Nelson", que caiu o teto? Será que já virou favela de carroceiro, como aconteceu no Pelezão?

Anônimo disse...

Enquanto isso no cONGRESSO...

Rafael FS disse...

O Mané precisa de uma reforma total há muito tempo. Isso é verdade.

O Dodô foi pego no anti-doping. Mas há muito mais por trás disso. Um jogador sem antecedentes e no auge da carreira jamais faria isso de propósito. Há algo de estranho, e isso é verdade.

Mas a grande verdade é que o BOTAFOGO ganhou de 2x0 e é o melhor TIME DO BRASIL! FOOOOOGOOOOO!!!

Saudações de um plebeu alvinegro!

Anônimo disse...

Repetindo que um leitor deste blog comentou há algum tempo : " André teu furacão virou brisa " . Não tirou sua razão pois freguês sempre tem razão !!!!

Anônimo disse...

essa fase do botafogo é mera nuvem passageira!