quarta-feira, agosto 22, 2007

A Neblina Já Rachou


Brasília não tem mais neblina. Assim como a magia de Avalon se dissolveu junto com a neblina que a cercava, o romantismo de Brasília não existe mais. Quando adolescente, morando nesse quadradinho no centro do Brasil, a neblina acompanhava meus melhores momentos. Tornava a volta para casa das baladas enigmática, e as idas para a universidade com ar de romance, propício para atividades intelectuais. Como era bom acordar cedo e encontrar o mundo escondido por trás da cortina branca, como uma proteção contra tudo de ruim que tinha lá fora. O carro nunca estava vazio quando voltávamos das festas. A neblina nos forçava a diminuir o ritmos, fazendo a viagem ser preguiçosa e íntima. Íamos trocando idéias, ouvindo música no som e jogando conversa fora.

Hoje, tudo está à vista. A podridão está escancarada. A roubalheira no Congresso. As invasões de terra pública. A decadência do sistema educacional. O asfalto defeituoso. As hordas que pagam uma nota para uma mortalha, mas não dão apoio às bandas locais. Foi-se o mistério, o romance, as amizades. Já era o clima gótico, substituído pelo iluminismo da seca, do deserto lentamente sendo formado nesse Planalto Central.

Vindo ao trabalho, hoje de manhã, sem neblina, sob um sol ofuscante, cruzo um Monza velho, caindo aos pedaços com uma placa atrás: “Vendo / Completo”. Completo? De que, ferrugem?!?! Não poderia ser um símbolo melhor para representar Brasília.

4 comentários:

Anônimo disse...

A seca desse ano está matando, pode bater o recorde histórico.

Por enquanto, ainda não está tendo a nevoa seca, que é outro tipo de neblina, muito escrota por sinal, feita de poeira e fumaça. Logo que o vento leste parar, o calor e a nevoa seca vai criar aquele velho cenario apocaliptico de fim da seca.

Enfim, precisamos rezar para acontecer outra neblina como essa da sua foto. Esse tipo de neblina, no caso aqui de Goias, isso sempre vem antes ou depois de uma frente fria umida e/ou chuvosa.

Se aparecer esse tipo neblina depois de uma estiagem, isso é certeza de chuva, no maximo em 3 dias. Se aparecer essa neblina depois de um periodo chuvoso, isso é certeza de um bom periodo de sol.

Anônimo disse...

André altamente literário!! Arthur Dapieve que se cuide!

Anônimo disse...

Pra ser melhor que o monza, só mesmo uma Brasília...com o adesivo do PT!

danielrock80 disse...

Qual era a cor do Monza??? Azul onde não tinha massa?? hehehehe

Brasília é o retrato do PT...

Daniel Farinha - Plebe na pele