sexta-feira, janeiro 12, 2007

Star Trek

Spock falando como rapper, Zulu e Ohuro tendo um caso, o Capitão um fominha? Que dimensão é essa? Não importa, hoje é sexta. Yo!
Hoje é Sexta-Feira!

Mesmo sendo sexta, fiquem longe do sertanejo, ha ha ha, especialmente os MIGOS (o A já se foi). Dia de acalmar os ânimos, pô, 2007 só está começando e tem gente aí perdendo a cabeça a toa. Para descontrair, uns vídeos legais.
Já que todos sairemos para comemorar e tomar umas, cuidado para não ficar como o carinha aí no vídeo.

Calma! Essa só é a segunda semana de 2007!

Então a segunda semana de janeiro chega ao fim. Estão tocando pouco!, vocês reclamam. Por curiosidade, entrem nos sites das bandas, digamos, grandes: Barão, Capital, D2, etc. Podem verificar que todos estão com atividades muito abaixo do comum. Tirando o J Quest que consegue manter seu ritmo de shows, algo de estranho está acontecendo. Alguém tem alguma teoria?

Ou seja, a Plebe está seguindo o padrão do momento. Na verdade, teríamos mais shows, não fosse a operação do Txotxa. Em breve, esperem ver mais datas na agenda do site.

Outra: muitas articulações se fechando para o DVD. Esse é o projeto para 2007, aguardem mais notícias.

Para quem está com saudades de votar: www.comandorock.net, onde a Plebe está concorrendo a prêmios da Comando Rock.

No mais, um bom fim-de-semana para todos e, espero, que a próxima semana comece com cabeças mais frias e solidárias.

Abraço!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

2008: o Começo do Fim.

Um marco será atingido pela humanidade em 2008. Pela primeira vez em toda a história do planeta Terra, mais pessoas viverão em cidades do que em zonas rurais. Mesmo cobrindo somente 0,4% do território seco do planeta, a zona urbana abrigará mais gente do que os restantes 99,6%.

Os urbanistas dizem que está na hora da gente se preocupar. Mesmo tomando conta de menos de um por cento do planeta, as cidades são as maiores responsáveis pela poluição, pelo efeito estufa, consomem quase a totalidade da energia disponível e são nelas que acontecem a maioria dos crimes e desigualdade social.

O padrão de vida adotado pela maioria dos homens e mulheres nesse século XXI não aponta para nenhuma redução dos males apontados acima. Mais e mais pessoas preferem o transporte individual (carro) do que o coletivo. Transportes alternativos, como a bicicleta, são ignorados pelos nossos planejadores nos governos estaduais, municipais e federais. O caminhão – máquina retrógoda, poluidora e pouco eficiente – ainda é mais usado que ferrovias e hidrovias. Queremos acumular bens materiais, tendo muito mais do que precisamos efetivamente. E ainda assim não somos felizes.

O Brasil tem tudo para inverter essa situação. Assim como a China será a fornecedora intelectual, a Índia o armazém da mão-de-obra especializada, o Brasil tem toda condição de ser o celeiro da humanidade. Todos os estudiosos, dos mais variados campos acadêmicos apontam nessa direção. Isso seria ótimo para nós, pois desmobilizaria a ocupação urbana, esvaziando favelas, distribuindo geograficamente a população. Geraria empregos e riquezas.

Só não vê quem não quer. Aparentemente nossos tecnopolitcocratas de plantão não querem. Ou não são capazes. Se não assumirmos nossa condição de líder no agronegócio mundial, outros o farão. Temos que aproveitar a nossa vantagem comparativa, para não sermos permanentemente um “país de futuro”. Um futuro que nunca chega, pois essa frase é da época do meu avô.

Sei que é difícil. Temos que melhorar nosso poder de escoar a produção, nossa eficiência agrícola, nossa capacidade sociológica de incentivar o trabalhador rural, nossa educação. Mas vale a pena o esforço.

2008 vem aí. Comece a se preocupar. O planeta vai começar a entrar em colapso.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Quando a Voz do Povo se Manifesta.

A Censura, a censura, a única entidade que ninguém censura! Ou melhor, não censurava. No início desta semana, o desembargador Ênio Santarelli Zuliani, do Tribunal de Justiça de São Paulo, resolveu proibir em todo território nacional o acesso do You Tube. Fez isso para “castigar” o site pela vinculação do clipe da Daniela Cicarelli se roçando com o namoradinho endinheirado da vez, filmado por um paparazzi e testemunhado, ao vivo, por centenas numa praia espanhola. Então ela se acha ofendida e a gente fica sem nossos vídeos? Pior, abre precedência para, de uma hora para a outra, ficarmos sem acesso à informação, o maior commodity desse século. Graças à Deus as vozes censuraram a censura do desembargador que voltou atrás em sua decisão.

Voltou tarde, pois já mostrou para o mundo o quão atrasados somos em garantir os direitos básicos de acesso a informação e livre pensar. Se um advogadozinho qualquer que passou num concurso tendencioso para virar juiz pode proibir o acesso a um site, o que será quando o governo resolver fazer uma triagem no que você pode ou não pode ver? Daí vem o Chaves e, na contramão da história, quer nacionalizar tudo. Vem o Morales e rouba os investimentos externos. Que mensagem é essa que a América - latina quer passar? Contratos não valem nada? Os nossos direitos estão à mercê de caudilhos? Nosso judiciário é para inglês ver? Ou seremos a eterna piada dos países em desenvolvimento, como mostram as manchetes nos principais jornais?

Hoje você fica sem seu clipe. Amanhã, sem seu jornal. Depois, sem sua TV.

Fiquei feliz com as manifestações contra a proibição do juizinho. Fiquei mais feliz ainda com o abaixo-assinado da Ceilândia, cidade-satélite do DF, contra a indicação do governador Arruda de Benício Tavares para ser o próximo administrador do local. Para quem não se lembra, esse sujeito esteve a bordo de um barco no Amazonas que afundou. Quando foram ver, todas as vítimas eram meninas menores de idade que estavam lá, suspeita-se, se prostituindo. Mesmo estando preso à uma cadeira de rodas, o Deputado Distrital conseguiu sair. Ou seja, os clientes que praticam exploração sexual de menores têm preferência, as meninas pobres morrem. Sujou a imagem dele, mas nada foi provado, nada foi feito. Até agora, quando a população ceilandense, indignada, recusou-o como administrador. Os protestos partiram principalmente das mulheres da cidade-satélite. Ele cedeu e não vai assumir.

Ainda há esperança. E ela vem da voz do povo!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Txotxa Recebe Alta!

Acabei de receber um recado do Txotxa dizendo que já está cem por cento e liberado para os shows. Essa parada foi necessária, pois se o cara tocasse com os pontos haveria a possibilidade de, literalmente, espalhar suas tripas pelo palco! Em seguida o Ivan manda outra mensagem dizendo estar agendando as datas do nordeste, que eram para ser no começo do mês, para o final de janeiro. Será nordeste, quatro datas, uma em seguida da outra. Back in black!