sexta-feira, janeiro 19, 2007

O Clash está vivo e atuante!

Pelo menos na Thailândia, onde o conjunto โรคประจำตัว, que se traduz para Clash, está batendo a maior bola. O Philippe tá até pensando em tirar essa música do vídeo para o próximo Clash City Rockers, ou devo dizer โรคประจำตัว City Rockers.

Tudo Acaba em Samba


O Mercosul é uma fantasia. Todos sabem disso. Não há como realizar uma integração econômica de seres tão díspares como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Jogue ainda a Bolívia nesse caldeirão e deixe o carnaval rolar!

E foi isso mesmo que aconteceu. Após improvisos do Lula, bravatas do Cháves, sensacionalismo do Morales, todos caíram no samba da Vila Isabel, que ano passado recebeu dois milhões de petrodólares do presidente venezuelano para cantar o tema "Soy Loco por tí América - a Vila canta a latinidade”.

Repórteres que não são da Venezuela não puderam assistir a festa que varou a madrugada. Foram expulsos do recinto pelos seguranças do Cháves, que, para completar o trabalho, expulsaram também os funcionários do hotel e, por pouco, os outros participantes da cúpula (está nos jornais).

Enquanto isso, continuamos a mostrar nossa melhor face, a bunda da multa, nosso produto-mor de exportação.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Marvel World!

Quem me conhece um pouco, sabe que tenho um fraco pelo universo Marvel. Sim, podem me crucificar por apoiar um tentáculo do imperialismo americano (nas palavras da Heloísa Helena), mas adorei a concepção de um único mundo para todos os personagens. Assim, quando algo acontece numa revistinha do Homem de Ferro, por exemplo, tem que ter um reflexo na edição da mesma época do X-men. Isso foi, mais tarde, imitado pela DC e pela Dark Horse, entre outras.

Quando me mudei para o Rio de Janeiro com a Plebe em 1986, o nosso road manager de então, Sr. Pedro Ribeiro, me introduziu ao mundo Marvel e fiquei maravilhado. Andava com uma lista das revistas que faltavam e, em cada cidade que a Plebe tocava, vasculhava as bancas de revistas usadas. Assim, consegui a coleção completa do Hulk, Homem Aranha, Marvel Especial, entre outras.

Em 1995, voltei a morar em Brasília. Na mudança, acabei doando as revistas para o Pedro, que nunca foi pegar, e elas desapareceram! Sniff, sniff.

Foi mais ou menos nessa época que começaram a fazer as versões para cinema dos personagens Marvel. Alguns funcionaram nas telas, outros não. A série X-men ficou bem legal, bastante fiel aos quadrinhos. Homen-Aranha também, tirando alguns detalhes importantes, como a morte da Gwen Stacy que não foi registrada no filme. Hulk ficou horrível, nada a ver com a polaridade do personagem original. Demolidor teve sua história destruída, muito mal interpretado pelo atorzinho escolhido.

Um dos piores foi a adaptação do Quarteto Fantástico. Que filme ruim, não captaram nada dos personagens das revistinhas. O Dr. Fantástico era para ser mais acadêmico, mais experiente, mais velho, mais sério. A Mulher Invisível, mais madura. Péssimo mesmo.

Hoje, tive a grata surpresa que chegará às telas novo filme do Quarteto, dessa vez retratando a história do Surfista Prateado. Esse personagem é querido por todos os marvelmaníacos, é melhor não gagarem em cima! Já achei ruim serem os mesmos atores do primeiro filme, mas acho que isso é necessário para manter uma cronologia hollywoodiana. O trailer promete, mas não vou aos cinemas esperando muito. Infelizmente.

Outras adaptações que chegarão aos cinemas são:
• Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) – um personagem favorito meu, mas que na pele do Nicolas Cage pode ser um desastre.
• Homem-Aranha 3 – dessa vez com o Venom! Tenho fé que seja legal.
• Hulk 2 – não vou ver nem o trailer!
• Homem de Ferro – para 2008, esse tem que ficar bom, o personagem é ótimo.
• Wolverine – também para 2008, se seguir a linha X-men pode ser bom.

Quem eu gostaria que recebesse um filme decente:
• Pantera Negra – um desafio para qualquer diretor.
• Luke Cage – o herói de aluguel, num filme bem violento.
• Dr. Estranho – num filme bem maluco, psicodélico.

PSOL e Chaves, me perdoem!

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Buda e o Desejo.

Até hoje eu encontro pessoas na rua, no trabalho, no supermercado que me olham e dizem: “te vi no Jô Soares”. Pela primeira vez, hoje, um me falou: “jogue, mas fale!” A princípio, não tinha idéia do que ele estava falando. Percebendo a minha cara de confuso, esclareceu: me viu naquele programa da Play TV.

Quero voltar aos palcos! O Txotxa já está totalmente recuperado, o Clemente vive mandando e-mail perguntando quando será o próximo, o Philippe já está entediado de ficar em Brasília. No entanto, propostas de shows vêm e não são finalizados, outros são, mas depois são adiados. Isso me deixa muito ansioso!

Tem coisas rolando nos bastidores que virão à luz no futuro próximo. Dizem respeito ao DVD da Plebe, para o qual o Ivan está dedicando o seu tempo. Buda já dizia: quem não deseja, não se decepciona. André X diz: a vida é dura para quem é mole! O jeito é ir atrás e colher no futuro. Eu desejo e quero e a Plebe vai chegar lá! Com a ajuda de vocês, claro.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Quem Não Gosta de Samba.......

Chegou aquela época do ano novamente. Olho pela janela, vejo um céu cinza, chuva caindo, o típico verão brasiliense. Ouço o noticiário, chuvas e temporais por todo o país. Ligo a TV e a Globo tenta enfiar goela abaixo, como se fosse um ganso francês em engorda, o carnaval carioca. Mulatas rebolam na tela, um samba é cantado (sempre me parece o mesmo, com letras diferentes, mas não sou um expert), confetes virtuais voam e, se não conhecesse melhor, acharia que o Brasil inteiro está sintonizado na Avenida Sapucaí.

Ao contrário de nossos latifúndios, não existe monocultura brasileira. Uma das coisa que mais me orgulha nesse país é a diversidade cultural. Do gaúcho ao índio, da timbalada ao paratins, tem para tudo e para todos. Daí vem a Globo e tenta me convencer que de norte a sul todos curtem o carnaval feito no Rio! Quanta pretensão!

Posso até entender os motivos da emissora. Ela está localizada no Rio e o carnaval gera receitas importantíssimas para o Estado. Atrai turistas e gastam muito, movimentando a economia. Até já fui ver o desfile, no camarote do Darcy Ribeiro, durante o governo Brizola. É legal, mas lá pela oitava escola estava de saco cheio, e não justifica eleger essa manifestação cultural popular como sendo a representativa de nosso país.

Infelizmente, o povo compra essa idéia e, aos poucos, abandona as manifestações locais, tentando assimilar o que a TV mostra como sendo o “melhor carnaval do mundo”. Já me estranha Curitiba ter um desfile de escolas, imagine Blumenau, Manaus e Porto Velho! Reclamam do americanismo, mas o carioquismo está matando a cultura local muito mais rápido. Suas armas: as novelas, as propagandas subliminares exibidas nos intervalos da programação, entre outras.

Samba, suor e ouriço? Tô fora! Me desculpe Dorival, mas não sou bom sujeito, sou ruim da cabeça e doente do pé!