sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Hitler da Silva

Muito bem bolado!

Minha mãe sempre dizia: por trás de cada brincadeira há uma verdade...

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Doa-se Cachorro com a Pata Fodida.

Um blog, vários contribuidores!


Ressaca da renúncia faz o povo cubando chamar o Raul! (Tutty Vasques, hoje no Estadão).

Há esperança na terra! Pelo menos, entre os leitores desse blog. Fiquei muito feliz e orgulhoso com o debate saudável, amigável e inteligente do último post. Tudo bem, tem gente que não gosta de política, mas leiam lá em cima: “blog do André X”, e eu gosto do debate. Vocês foram dez, espero mesmo encontrá-los após shows, tomarmos umas e continuar nesse nível de conversa – com pintadas de humor e sacanagem, claro!

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Deus é Fidel


Gosto muito de história. Principalmente depois que entendi que ela não é estanque, que pode ser interpretada conforme o observador. Já li trabalhos sobre o mesmo fato histórico completamente antagônicos. Como o Philippe diz, hoje não vê as coisas totalmente pretas ou brancas, mas sim em tons de cinza, acho que na história não existe o certo ou o errado. Dependendo o foco dado, a interpretação muda.

Assim introduzimos nosso assunto de hoje: a renúncia de Fidel Castro, após 49 anos à frente do governo de Cuba. Não fazem nem 24 horas que o “comandante” saiu de cena, já têm historiadores e cientista políticos enaltecendo-o ou o desprezando.

Referimo-nos ao último símbolo da guerra fria, de um momento histórico no qual o mundo se dividia entre esquerda e direita, o globo dividido entre as possessões americanas ou soviéticas. Fidel fez a revolução socialista, tirando Batista do poder, fez a reforma agrária, expulsou os investidores estrangeiros, governando todo esse tempo com mão de ferro.

Não vou entrar em julgar o mérito ou demérito de seu longo tempo como chefe de Estado de Cuba. Trouxe muitas coisas boas para os cubanos, que têm um sistema de saúde de dar inveja a muitos países desenvolvidos, uma escolaridade acima da média mundial, com quase todos os jovens com ensino superior, as melhores arcadas dentárias do mundo (que os cubanos brincam terem dentes bons por falta de comida, mas isso é outra história..), avanços no desenvolvimento da vacina, erradicação de doenças populares no Brasil, como febre amarela e chagas.

Contudo, a mão que agrada é a mesma que pune. Liberdade de expressão é inexistente, o paredão ainda elimina os insatisfeitos, não há comida (também devido ao injusto embargo americano que data de 1963), não há bens de consumo. Mulheres (e homens) com empregos com advogadas, médicas, dentistas, se prostituem à noite aos turistas para completar o orçamento familiar, há praias destinadas somente à cúpula do partido e aos turistas, há censura, entre outros males típicos de uma ditadura (aliais, a mais longa desde de Franco, que durou 36 anos).

É uma escolha difícil, ter educação, saúde e segurança a troco de opressão e massificação cultural, ou vice-versa? Esse será o grande desafio cubano, como se inserir no contexto global do século XXI (e todos sabemos que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde) se livrando dos males da revolução cubana, sem perder os benefícios. Um grande problema é que Cuba sempre viveu de esmola. Primeiro, recebia mesada da União Soviética, depois de Hugo Chaves. Para ser um país, vão ter que aprender a gerar e administrar suas próprias riquezas.

Finalizando, a história só pode realmente ser analisada e julgada à distância. O fato da renúncia (talvez um primeiro passo de várias mudanças para o povo da ilha) é muito recente. Vamos deixar as emoções de lado e observar – e talvez aprender.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Atlético Paranaense de '42 até hoje, um força no futebol!

Vamos falar de futebol e isso significa destacar a excepcional atuação do Atlético no Campeonato Paranaense. Aliáis, no Brasil todo, pois nenhum outro time este ano está a 11 partidas só com vitórias. O récorde foi igualado ao de 1942 e será quebrado na quarta feira contra o Cianorte. Nesse dia, o Furacão entrará em campo com uniforme réplica de 1940. Alguém me mande uma passagem para Curitiba!!! No vídeo, a maior goleada de 2008.