quarta-feira, março 12, 2008

Plebe Rude - Protecao II (1987)

Naveganado pelo You Tube achei essa pérola. A gente gravou nos estúdios da EMI, com o Boninho da Globo na direção. Ficou muito foda! O gozado é que o Branco Melo dos Titãs, depois, achou ruim a gente ter inserdio Bichos Escrotos, vá entender.....

Plebe em Palmas!

Show da Plebe Rude em Palmas, nesta sexta-feira, dia 14 de março. Estaremos tocando Tendencies Rock Festival, junto com outras bandas. Confiram o line-up dos dois dias de festival:

5º Tendencies Rock Festival
Dias 14 e 15 de março de 2008

Atrações:
Sexta 14 de março 2008

PLEBE RUDE - DF
CRAZY LEGS - SP
LESTO - DF
INTRUSOS - PE
DEAD SMURFS - MG
BANG BANG BABIES - GO
LA CECÍLIA - TO
MESTRE KUCA - TO
VERTIKAL - TO

Tenda Eletrônica sexta:
4 Atrações : Lives + DJ sets + Decoração 00:30 / 06:00

Atrações:
Sábado 15 de março de 2008

VELHAS VIRGENS - SP
HARLLEQUIN - DF
PECADORES- - SP
SICK SICK SINNER - PR
D.F.C. - DF
JOHNNY SUXXX - GO
BODDAH DICIRO - TO
MATA-BURRO - TO
CLAMOR - TO

Tenda Eletrônica sábado:
4 Atrações : Lives + DJ sets + Decoração 00:30 / 06:00

terça-feira, março 11, 2008

Enquanto a Trégua Não Vem - Novo Formato




A caminho da brinquedoteca num shopping aqui em Brasília, passo por uma daquelas lojas que em fase de extinção – de CDs – e vejo, na vitrine, o disco Enquanto a Trégua Não Vem em exposição. Só que tinha algo diferente, era outra embalagem, o que o mercado chama de digipack. Deixei a Ana brincando e voltei à loja.

Não era só o nosso, a EMI reempacotou um monte de nomes de seu catálogo e colocou a venda por um preço bastante acessível, 12 reais. Além do ao vivo da Plebe, tinha também o acústico dos Paralamas, que eu me lembre. É raro uma gravadora brasileira investir no catálogo. Vide, por exemplo, que o Concreto e o Nunca Fomos estão esgotados e a EMI não faz o mínimo de esforço para recolocá-los nas lojas. Tente achar um CD do início da carreira da Gal Costa, sua melhor fase, quando ela era uma hippy movida à ácido. Impossível. Lá fora, o que está dando lucro às gravadoras são seus catálogos, aqui, preferem investir no jabá e nomes novos de talento duvidoso.

Enquanto a Trégua Não Vem em digipack ficou bem legal, melhor que o original. Uma das minhas broncas com o CD sempre foi a embalagem. Odiava aquela caixinha de plástico que vivia quebrando as bordas, deixando tudo solto. Essa solução de papelão dá um ar de dignidade ao disco, lembrando até os antigos álbuns em vinil (alguém se lembra?).

Se vocês ainda não têm, vale a pena, tá barato! Se já têm, mesmo assim é uma boa para embelezar a coleção. Eu mesmo, já comprei o meu.

segunda-feira, março 10, 2008

Mentiras por Enquanto


A música Mentiras por Enquanto tem uma história bem legal. Morávamos no Rio de Janeiro, a turnê do Concreto chegara ao fim e estava na hora de produzir material novo para o disco que viria a ser o Nunca Fomos tão Brasileiros. A Plebe já havia se estratificado, com o Jander isolado em Mendes, o Gutje a voltas com a Helena tramando alguma coisa, sobrando para o Philippe e eu tocar o barco.
Era uma noite de chuva intensa, com raios e trovões anunciando o fim do mundo. Tinha arrumado uma cópia de Rude Boy, o filme do Clash baseado num roadie da banda. O Philippe foi lá em casa e a gente assistiu o filme. Após, ficamos saudosos da nossa vida em Brasília, porém sabendo que não teria volta, agora era Plebe, Rio e disco novo. Tentamos resumir isso em nossa letra, metafórica demais, talvez, mas trata-se disso.
Por furacão e tempestade, tentamos descrever a nossa vida na Plebe e como isso nos afetou, tornando claro que se a gente não conseguisse, ficaríamos malucos. Altar = palco, sorrisos falsos=críticos, converter=se vender, fazer qualquer coisa pelo sucesso. Necessidade de fazer as pessoas entenderem = perceber que estamos dando o máximo para manter a Plebe nos trilhos. Essa troca que vale a pena = relação Plebe com os plebeus.
Em fim, explicar porquê?
Sobre a música, é o instrumental mais chato de tocar da Plebe. A linha de baixo é de dar nó nos dedos, toda a atenção é pouca para as mudanças súbitas. Devemos retornar a tocá-la nos shows?

Mentiras Por Enquanto
Música e letra: Plebe Rude
Letra
No olho do furacão esta calma
olhe em volta, veja os danos feito pelo vento
Não tente explicar a tempestade
procure abrigo ou se torne vulnerável
De cima do altar é estranho
vejo muitos sorrisos, e um é falso (...o horror)
Você sabe que não estou aqui para converter
você sabe que não estou aqui pra rezar pra infiéis
se a situação se invertesse você iria entender?
Se você falar mentiras sobre a gente
falamos a verdade sobre você
É! Não olhe para mim
não quis que fosse assim
queria que a situação se invertesse para você entender
que estamos nisso até o fim
É! Não me acuse! Não vou rezar pra infiéis
Tente perceber que as coisas não são como você vê
Inverte a situação, será que você ia entender?
Olhe em volta, veja os danos feito pelo vento
Era de se esperar mais eu não estava pronto
Não tente explicar a tempestade
procure abrigo ou se torne vulnerável
Se você quiser entender olhe em volta
é essa troca que faz valer a pena
Você sabe que não estou aqui para converter
você sabe que não estou aqui pra rezar pra infiéis
se a situação se invertesse você iria entender?
Se você falar mentiras sobre a gente
falamos a verdade sobre você