quinta-feira, abril 09, 2009

19 de Abril tem Show!


Dia 19 de abril é o Dia do Índio! E também é o meu aniversário! Também é um domingão! Também é a data do próximo show da Plebe Rude em Brasília, em frente à Torre de TV!

Venham comemorar comigo, com a Plebe e com os índios! Afinal, todo dia é dia de índio, plebe e X!

Transparência e Imparcialidade

O post passado gerou uma série de comentários que, se não diretamente, pelo menos subliminarmente, tratam da imparcialidade da imprensa. Não tenho ilusão nenhuma quanto a isso, não existe imprensa imparcial. Também acho que não deva existir.
Lidar com informações, criar um texto, reportar um acontecimento, sempre deve, na minha opinião conter um viés subjetivo. Primeiro, porque, é impossível comunicar se distanciando do fato. Segundo, porque se fosse possível, seria o texto jornalístico mais chato do mundo. Até em nossa escolha musical, que não é de forro íntimo pois a impomos nos outros, escolhemos favorecer um estilo ou segmento, porque achar que na mídia seria diferente?
O problema não é o fato de um veículo de comunicação ser parcial ou não, o que acho horrível mesmo é quando fingem ser. Assim, o jornal publica um monte de informação disfarçada de isenta, mas contém em suas entrelinhas um direcionamento político, religiosos, econômico ou de algum outro grupo de interesse. Gosto das coisas às claras: “sou marxista e assim minhas reportagens são dadas sob essa ótica”; “sou patrocinado pela indústria do fumo e defendo sempre esse setor”; “tenho interesse no PMDB no poder, portanto apoio suas decisões”.
Informação é poder e ficar em cima do muro, indefinido, sem comprometimento dá mais poder ainda. Claro, também permite mais manipulação.
Ainda vai chegar um dia que um Jô Soares exponha no seu programa seu apoio ou rejeição a algum político como faz o David Letterman, que sempre deixou claro ser anti-Bush. Quando um Jornal Nacional fizer um editorial posicionando a Globo em favor ou contra algum fato político, como faz a BBC. Sim, todos servem seus mestres, o nosso desafio é descobrir quem são eles.

quarta-feira, abril 08, 2009

Madrugada voráz


Sou um madrugador. Apesar de sempre exercer minhas tarefas de roqueiro à noite, a melhor fase do dia para minha mente e meu corpo é a manhä. Hoje, 6h15min já estou com minha granola em frente do computador para ler as últimas notícias. Passo pelo Estadäo, Folha, Gazeta do Povo, todos noticiando o replique do terremoto na Itália, o esforço contra a crise, o aumento do IPI nas bebidas alcólicas (tem gente que já está estocando!) e noticias semelantes.

Daí clico no site do Globo, onde o destaque, a notícia mais impotante, é o resultado final do BBB. Em letras garrafais, ocupando quase toda a tela! Cada um prioriza o que quer, mas maior e mais influente jornal do país deveria ser mais cuidadoso.

Finalmente, checo o meu e-mail, onde recebo o link encaminhado pelo Balé da Desenciclodpédia e esse stencil, acima para ser impresso, recortado e usado.

Não sujem sua cidade.

terça-feira, abril 07, 2009

Viva Geeks!

Tem uma diferença muito grande entre um nerd e um geek. O primeiro é aquele cara inteligente, mas com o QI Emocional lá embaixo, incapaz de se socializar com o mundo externo. Já o geek também é ultrainteligente, mas tem um senso social mais apurado. A grande diferença mesmo é que hoje em dia é legal ser geek. Inclusive, o geek faz mais sucesso entre as meninas do que o atleta fodão. Talvez essa última afirmação seja um pouco demais, pois quem tem grana, poder e prestígio ainda consegue ganhar o coração das garotas (porém, cada vez mais elas estão abrindo a cabeça e se apaixonando por geeks!).

Porque tudo isso? Bem, estive revendo minha história de vida e acho que podia ser qualificado como um geek adolescente e universitário. Sempre tirei notas altas, participava das discussões escolares, mas também ficava bem na foto no lado social. O grande garimpeiro da internet, Pio, me viciou a tempos num site só de Geeks, chamado ThinkGeek. Lá tem umas coisinhas muito legais, tais como:

Um zumbi de brinquedo que o controle remoto é um cérebro. Ele fica atrás gemendo “brains, brains”.


Micróbios de pelúcia! Que tal brincar com um vírus da malária ou um espermatozóide fofinho?


Camiseta que indica onde você está no universo. Nunca mais se perca!
Pura diversão inteligente!