sexta-feira, outubro 02, 2009

De Volta ao Brasil!


Depois de Amsterdã, fiquei sem acesso barato à internet, impossibilitando as postagens. Parece que no final do mês faremos os primeiros shows pós-gravação de DVD. Um será em SP, no Clash, outro no Gama e um terceiro ainda a confirmar. Mais detalhes assim que eu souber mais.

Quanto à discussão de que devemos buscar nossas próprias soluções e não copiar as de fora, discordo totalmente. Acho que a gente aprende muito com as experiências dos outros. Tem um termo em inglês que é "leapfrog", traduzido literalmente como pular carniça, sabe, aquele jogo de criança. Quando usado na absorção de conhecimento alheio, significa usar a informação e dar um pulo a mais, indo mais longe. É isso que espero.

O Brasil sempre vem com essa desculpa nacionalista de querer solucionar seus problemas de forma única. Lembro-me do desenvolvimento de nossa indústria de TI, que se fechou do resto do mundo e não produziu nada de bom. Foi só com a abertura econômica que eles começaram a ter competitividade e competência.

Vejam um exemplo bom de Berlin. Essa bicicleta aí da foto tem iguais por todo canto da cidade. Você cadastra seu celular na empresa e quando quer usar uma, basta mandar uma mensagem, que eles te devolvem a senha. Você daí destrava a bici, usa quanto quiser e deixa em qualquer lugar. Todas tem um GPS que permite controle de onde estão.

Antes que alguém reclame, Berlim é maior que Brasília, tem mais gente e tem várias formas de transporte público de qualidade. Comparo com Brasília, pois a parte ex-soviética é muito parecida. Metrô, bonde, trem, ônibus e SBahn. Você decide. Ou pega uma bicicleta!